Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Radar vai prever chuva com duas horas de antecedência em Pernambuco

No próximo inverno, os pernambucanos devem contar com informações meteorológicas mais precisas, como uma grande precipitação de chuvas, até duas horas antes do evento. A previsão será possível graças à instalação de um radar meteorológico, numa estrada vicinal do município de Chã Grande, próximo à rodovia estadual PE-71, a 81km do Recife. O equipamento cobrirá um raio de 300 quilômetros a partir do litoral, varrendo a Zona da Mata e o Agreste do estado, de acordo com reportagem do Diario de Pernambuco.
A ordem de serviço foi assinada, ontem, pelo governador Paulo Câmara. O investimento será de 13 milhões de reais.


O presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Marcelo Asfora, informou que a instalação da rede de pluviômetro começa de imediato, seguida da implantação dos softwares e da capacitação do pessoal. Segundo ele, o radar trará informações precisas da localização das nuvens, velocidade, calibragem, direção em que as massas de ar estão se deslocando, entre outros detalhes do sistema meteorológico.



Com a instalação do radar em Chã Grande, todo o estado terá cobertura meteorológica via satélite. Atualmente, há apenas um equipamento semelhante em Petrolina, no Sertão pernambucano, mas que trabalha basicamente subsidiando a agricultura, mostrando os locais onde haverá possibilidade de chuva para haver melhor distribuição das sementes. Chã Grande foi escolhida para receber os equipamentos pela posição geográfica e altura.


Fonte: Rádio Liberdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário