Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Prefeitura de Caruaru quer Alto do Moura como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro

SONY DSC
Documento firmado pelo prefeito José Queiroz pede ao IPHAN o registro do Alto do Moura como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. O texto encaminhado nesta terça, 29, justifica o pedido destacando o valor do sítio artesanal como produtor de arte e o seu papel no turismo do município. O local recebe milhares de pessoas durante o ano, principalmente nos períodos da Semana Santa e do São João.
Após o pedido da Prefeitura, a Superintendência Regional do IPHAN, no Recife, apontará as providências preliminares para que o Registro seja viabilizado, como a constituição de equipe para pesquisa de campo, encarregada de elaborar relatório para a Presidência do IPHAN, trilhando o mesmo caminho da concessão do Registro à Feira de Caruaru, em 2007.
A Prefeitura discutirá com a comunidade de moradores e artistas do Alto do Moura o formato do Patrimônio Imaterial para apresentar sugestões ao IPHAN. A primeira ideia é incluir os ateliês dos artesãos e os restaurantes do polo gastronômico. Atenção especial será dada à preservação da arquitetura original do vilarejo rural que antecedeu o bairro e à Casa Museu de Vitalino, o mestre do barro, lugar mais procurado pelos visitantes.
Será discutida, também, a inclusão dos equipamentos do projeto Revitalino, da Prefeitura de Caruaru, como o Pórtico, a Casa da Mulher Artesã, o Receptivo Turístico, as Calçadas Padronizadas e o Estacionamento que compõem  o conjunto de obras em implantação, todas voltadas para a valorização do Sítio Cultural do Alto do Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário